Home
Percepção Tato- Enxergando com as mãos


Objetivo:
perceber a textura, forma, temperatura e sensações do objeto.
Material : kit arte e objetos variados, caixa surpresa e saquinho preto.


Fizemos duas oficinas uma com saquinho preto de tecido e outra com a caixa de E.V.A. colorida.

Nos dois casos colocamos objetos variados como: lixa de unha, chaveiro, isopor, parafuso, tampinhas de plástico, pedra, concha, cortiça, pêlo de animal, chaveiro, novelo de lã, luva de borracha, tiara de cabelo, fósforo entre outros.

A dinâmica consistia em colocar a mão dentro do saquinho / caixa, tocar em um objeto e dizer qual sensação este objeto traz, por exemplo: quente, frio, áspero, liso, fofinho, que formato tem, o que lembra este objeto, etc.

Alguns tentavam adivinhar qual objeto era. Outros descreviam as sensações que lhe causavam.

Na oficina que utilizamos o saquinho não houve grande interesse das crianças e se dispersaram rápido. Talvez isto tenha acontecido por causa de alguns motivos como: a cor preta do saquinho, ser fácil tirar o objeto de dentro, por ter um saquinho para cada criança ou pelo conceito de saquinho que a criança tem.

Já na oficina com a caixa colorida, houve um grande interesse e apareceu o elemento curiosidade. A caixa feita de E.V.A. era lúdica: colorida, na tampa um buraco para colocar a mão e de tamanho grande (50 x 50 cm). Outra razão da curiosidade que as crianças tinham que esperar sua vez para tocar nos objetos, pois só tinha uma caixa.

Depois de "enxergarem com as mãos" a proposta era de desenharem suas sensações.

Desenhos da Oficina com a caixa surpresa de E.V.A
Desenhos do Oficina com saquinho preto